III Seminário Estadual da Adoção

O III Seminário Estadual da Adoção aconteceu ontem e hoje, em Teresina, e mobilizou várias pessoas que, de alguma maneira, se sentem ligadas a temática e promoveram bonito diálogo sobre o tema “O que os olhos veem o coração sente”.
Milhares de crianças crescem em abrigos, espalhadas por todo o Brasil, privadas de direitos fundamentais e distantes dos olhos da sociedade. Elas esperam, as vezes durante anos, por uma definição que o Estado dará aos seus destinos e, enquanto isso, são alienadas de carinho, amor e do aconchego que só uma família, tenha ela o formato que for, consegue dar. São pequenos seres humanos que, mesmo tão inocentes, já carregam fardos extremamente pesados. Questões como: “Como cuidar melhor das nossas crianças e adolescentes institucionalizados?”, “Que estratégias podemos usar para acelerar o andamento do processo?” e “Como facilitar o contato entre essas crianças que precisam de uma família e famílias que precisam de um filho? Quais alterações são necessárias no ECA? O Cadastro Nacional da Adoção está funcionando?” foram alguns dos pontos-chave do bate-papo.
Nosso principal sentimento é o de gratidão a todos os que dedicaram um pouco do seu tempo e afeto e participaram do evento. O público participou intensamente, compartilhando suas próprias histórias de vida, suscitando ótimas indagações e interagindo em todas as mesas e palestras. Um grande obrigado a OAB pela parceria e confiança e a todos os que aceitaram o nosso convite e enriqueceram a programação.
Deixamos registrado um obrigado especial a Jamila de Moraes, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/PI, nossa querida parceira; ao juiz e professor Fernando Moreira por toda a disposição e carinho para com o Cria, desde o momento em que recebeu o convite; a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luiza Mello e Freitas; Joselisse Nunes, promotora da 45ª Promotoria da Infância e Juventude; Lia Raquel Martins, promotora e coordenadora do CAODIJ; Elenice Macedo, psicóloga do Lar da Criança; Hivana Fonseca, doutoranda em Políticas Públicas; Solange Teixeira, professora e doutora da UFPI; Laís Arilo e Osvaldo, Hilmara e João que, com seus lindos depoimentos, levaram todo o público às lágrimas; e, é claro, a toda a equipe do Cria, que tanto se empenhou para que o nosso evento se concretizasse.
O Seminário Estadual da Adoção acontece a cada dois anos e, em 2020, esperamos contar novamente com todos vocês.

 

dsc_0060 dsc_0130 dsc_0155 dsc_0158 dsc_0174 dsc_0193 dsc_0295 dsc_0314 dsc_0327 dsc_0344 dsc_0407 dsc_0443 dsc_0474 dsc_0485

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *